OSOGUIAN
Filho de OSÀLÚFÓN , é jovem , guerreiro e não perde uma oportunidade de lutar contra OMOLÚ ou SÀNGÓ . É o único que tem autorização de enfeitar seus colares brancos com as pedras azuis , chamadas de SEGUY , e suas roupas brancas podem , às vezes , levar uma franja vermelha . Está ligado ao culto de ÌRÓKÒ e dos espíritos , assim como a fertilidade e o culto dos inhames .
É pai de ÒSÓÒSÌ INLÉ , come com ÒGÚN JÀ , ÒSÓÒSÌ INLÉ , AIRÀ , ÈSÙ , OYA e ONÌRA . Tem muito fundamento com OYA , pois é o dono do ATORI, fundamento que lhe foi dado por ela , motivo pelo qual as pessoas de GUIAN devem agradar muito a OYA . Vem pelos caminhos de ONIRA . Tem ligação com ÈSÙ . Seus filhos devem evitar brigas , confusões e mentiras , principalmente , não devem enganar ÒGÚN ou aos seus filhos , pois será castigado sem dó . Não devem comer ôvo frito para não esquentar o Òrìsá , cachaça , sal e dendê . É um Òrìsá muito perigoso .
QUALIDADES
- ORANDIAN
- OXANDIAN
- OXANDIN
- OXANIN
- OXAMIN
ÒRÚNMÌLÀ IFÀ
O oráculo africano , Deus dos destinos que aparece no Candomblé como qualidade de ÒÒSÀÀLÀ . Teria sido encarregado de estabelecer a ordem no mundo , de separar os elementos e instituir a paz entre os homens . É o dono das nozes que revelam a vontade dos deuses , o senhor da adivinhação , que exprime a palavra do criador . As mulheres não podem ser sacerdotizas de IFÀ . Não se manifesta . Dono dos búzios , IFÀ é um Òrìsá muito bom e importante , acredita-se que o Deus todo poderoso mandou IFÀ que morava no céu para a terra , para que êle a consertasse , deu-lhe sabedoria , conhecimento e muita inteligência que lhe permitiu o poder maior entre os outros Òrìsàs .
OBÀTÁLÁ
É o mais velho dos Òrìsás , o grande rei branco , raíz de todos os outros ÒÒSÀÀLÀ . Êle não é feito , faz-se AYRÀ ou ÒSUN OPARÀ . É o pai de OSÀLÚFÓN , que por sua vêz é o pai de OSOGUIAN , tão grande e poderoso é OBÀTÁLÁ que não se manifesta , sua palavra transforma-se , imediatamente, em realidade .
Representa a massa de ar , as águas frias e imóveis do começo do mundo , controla a formação de novos seres , é o senhor dos vivos e dos mortos , preside o nascimento , a iniciação e a morte . É o reponsável pelos defeitos físicos , êle é corcunda porque recusou-se a fazer uma oferenda de sal numa cabaça e ÈSÙ castigou-o pregando a cabaça nas costas , razão pela qual não come sal , comer sal para êle constitui-se num ato de alto canibalismo . Êle deu a palavra ao homem e durante suas festas não se fala , durante três semanas tudo é silêncio , pois a palavra é dêle .
OKÓ
Divindade da agricultura , ligado a colheita dos inhames novos e a fertilidade da terra . Òrìsá NAGO , pouco conhecido no Brasil . Na época em que os escravos aqui chegaram , não deram muita importância a este Òrìsá , considerando como Òrìsá da agricultura , em seu lugar , ÒGÚN , e dos grãos a OBALÚWÀIYÉ .
Quando manifesta-se leva um cajado de madeira que revela sua relação com as árvores , traz uma flauta de osso que lembra sua relação com a sexualidade e a fertilidade , é confundido com ÒÒSÀÀLÀ , pois veste-se de branco. Seu ÒPÁSÓRÒ, no Brasil, é confeccionado em madeira . Sendo um Òrìsá raro , tem poucas qualidades conhecidas . É um Òrìsá rico .
QUALIDADES
- ETEKÒ
Caminha com OSOGUIAN , é inquieto . Vive nas matas e come todo tipo de comida branca.
- LEJUGBÉ
É muito confundido com ÒÒSÀÀLÀ por ser muito vagaroso e indeciso . Muito chegado a AYRÀ . Come com YEMONJA e OSÀLÚFÓN . Come , também , todo tipo de comidas branca .
AGEMO
Divindade filho de ÒRISANLÁ que disputa os poderes com o pai; tendo como castigo ter os intestinos devorados pelas fomigas. Veste-se de branco, tampando o estômago com as mãos. É o camaleão, divindade cujo culto exige que durante a cerimônia os homens permaneçam de pé e as mulheres ajoelhadas com as cabeças curvadas.
- O verdadeiro DEBURU é feito com milho vermelho ( de galinha ).
- Todos os animais são cortados pelas juntas.
- SÀNGÓ sò come quente.
- Todas as obrigações leva flores, frutas e doces.
- Todos os Òrìsás comem ACARAJÉ
- O ACARAJÉ para ÒSUN ÒPARÀ é feito no azeite doce.
- O ÌGBÍN tem que ser calçado com frango.
- AYRÀ é um ÒRÌSÁ e não uma qualidade de SÀNGÓ.
- ÒNIRA é um ÒRÌSÁ e não uma qualidade de OYA.
- Tudo para o santo tem que ser lavado no ABÓ.
- A gamela para SÀNGÓ é redonda, e para AYRÀ é oval.
- ÀIYÉ é a terra em que vivemos.
- ÒRUN é o "céu ".
- IMONLÈ - espíritos.
- ÀSE - poder.
-ÈÈWÒ - proibição ( kizila ).
- OLÓÒRUN - uma das denominações de OLODUMARÈ, o Deus Supremo.
- ÒSÓÒSÍ não leva mel de abelhas.
- ÒÒSÀÀLÀ e AYRÀ não levam sal nem azeite de dendê.
- A cabeça do animal leva a boca / bico. Irá relatar no ÒRUN as nossas necessidades e os nossos pedidos;
- Os pés dos animais são para caminhar ( dar caminho ao ODU );
- Os olhos devem ser cobertos na hora do sacrifício, para que não levem a nossa imágem;
- As penas do peito é para nossa proteção;
- As penas são para voar, no sentido de transpormos nossas dificuldades na vida;
- A cauda é para nos dá o leme, o equilíbrio, a direção na vida;
- O sacrifício do pombo é para dotar-nos da habilidade de voar por sôbre os perigos;
- O do peixa é para amenizar os sofrimentos. Na hora do sacrifício pedir sorte, fartura e prosperidade;
- Ao sacrificar o ÌGBÍN, pedir paz, harmonia e afastar dos perigos;
- O OBI representa a interrelação de amizade, o pacto de comunidade entre o IYAÓ, o zelador e o ÒRÌSÀ. Significa a vida;- O DENDE suavisa a ira das divindades;- O ATAREM é para dar força
- Oferendas: Após a de ÈSÙ, a primeira será para ÒGÚN, mesmo que o IYAÓ não seja seu filho;
Nenhum comentário:
Postar um comentário