domingo, 27 de janeiro de 2008

NÀNÁ

É considerada a divindade mais antiga e cultuada que se conhece . Carrega nas mãos um IBIRI , feito com talo de dendezeiro e ornado de búzios e panos de suas cores . Leva uma coroa de palha da costa com búzios e missangas . O IBIRI da-lhe o poder sôbre a vida e a morte . O pé de OBI e o seu fruto lhe pertence . O fruto representa o corpo . A ave ONIMI ( coruja ) é seu principal fundamento . Nem todas as qualidades de NÀNÁ podem ser feitas , pois um pequeno erro chama IKÙ . É a dona do portal da vida e da morte .

Seu assentamento é um IBÁ de barro , otá , lodo, água de canjica, canjica, azeite doce e mel . Ao lado o alguidar com canjica e sua água, onde vai cortar-se os bichos de pena ( galinha branca e velha , arranca-se a cabeça ) . Só o pombo é cortado em cima do santo . Pinta-se este ibá com pintas vermelhas.

Sua saudação: SÁLÙ BÁ NÀNÁ BURÚKÚ, quer dizer: Nos refugiamos com Nanan da morte ruim.

QUALIDADES

- AJAPÀ

Vive no fundo dos pântanos , ligada a terra ; Òrìsá temido, ligado a lama, a morte e ao renascimento .

- OMILARÉ

É a mais velha , acredita-se ser a verdadeira esposa de ÒÒSÀÀLÀ . Associada aos pântanos profundos e ao fogo . É a dona do universo . É a verdadeira mãe de OMOLÚ INTOTO . Veste verde musgo e branco cristal .

- YBAIN

É a mais temida , Òrìsá da varíola . Usa a cor vermelha . É a principal , come direto na lagoa , dando orígem a outras qualidades . Para chama-la a EKÉJÌ tem que ir batendo com suas pedras para ela chegar e pegar suas filhas .

- ABENEGI

Dessa NÀNÁ nasceu o IBÀ ODU, que é a cabaça que traz OSÙMÀRÈ , ÒSÓÒSÌ OLOKÉ , OYA e YEMONJA .

- OBAIA

É ligada a água e a lama . Mora no pântano . Usa contas de cristal lilás .

- OPARÀ

Muito agressiva . É a mãe de OBALÚWÀIYÉ .

- ADJAOCI

É a guardiã do lado esquerdo , é guerreira e agressiva, confunde-se , às vezes , com OBÁ . É uma divindade das águas doces . Veste-se de azul

SUAS FOLHAS

- Manacá, alfavaca roxa , assa-peixe, avenca, macaé, quaresma, cipreste e travescância ( folga do feijão preto ) .

Nenhum comentário: