domingo, 27 de janeiro de 2008

LOGUNEDE

É filho de ÒSÓÒSÌ YBUALAMO e ÒSUN YPONDÀ. Na parte masculina êle veste azul claro e na feminina amarelo ouro. Suas ferramentas ( IBÁ ) levam sete espadas pequenas, amarelas, sete ofas pequenos, amarelos; usa arco e flecha, um leque e uma trombeta ( berrante ) , mas delicado. Seus bichos são o faisão, canário da terra, coelho e periquito. LOGUN não come frangos, e sim galo e galinha garnizé, porco da índia, tatu e bode castrado.

Tudo dêle é dobrado. Êle só responde chorando.

É a divindade das águas doces e do mato baixo.

Sua saudação: LÒGÚN Ó AKOFÀ, quer dizer: Êle é LOGUN, peguemos o arco e a flecha.

QUALIDADES

- EDÈ LOKO

Tem fundamento com ÈSÙ.

- EDÈ YBAYN

Leva carrinhos e bola de gude, pois êle é um recem-nascido.

- APANAN .

Todos comem com ÈSÙ e ÒSÓÒSÌ. Seus fundamentos estão em sua mãe de criação, ONIRA, sem ela LOGUN não caminha. Toda pessoa de LOGUN tem que assentar ONIRA e de ONIRA tem que assentar LOGUN. LOGUNEDE assenta, também, YBUALAMO, YPONDA e OPARÁ.

OSÙMÀRÈ

Filho de NÀNÁ e ÒÒSÀÀLÀ e irmão mais novo de OBALÁWÀIYÉ, ÌRÓKÒ e ÈSÙ. Seu símbolo é o arco-iris, que liga a terra ao céu. Na parte masculina êle é BESSEN e é representado pela cor azul; na parte feminina é YEWÀ, representada pela cor vermelha.

Mora na fonte onde YEWÀ reina. É bissexual, tem sua fase macho e femea. É o Òrìsá das adivinhações, grande feiticeiro e curador. Tem dupla representação, hora como arco-iris, hora como o homem serpente. Usa um manto azul, traz nas mãos uma vassoura feita com folhas de palmeira sagrada e duas cobras de metal amarelado ou branco, dependendo da qualidade.

Sua saudação: ÀRÓBÒ BO YI, quer dizer: Vamos cultuar o intermediário que é elástico.

QUALIDADES

MACHO:

-AZANAODOR, AKEMIN, BOTIBONAN, BESSERIN, DAKEMIN, BAFUN, MAKOR e ARROLO, o mais perigoso.

FEMEA:

- DANBALE, FOKEN, DARRAME, ARAKA, AVERECY, AKOLEDURÁ, BAKILÁ e FREKEN, a mais venenosa.

SUAS ERVAS

- Batata doce, coqueiro de venus.

Nenhum comentário: